COBERTURA

15º Encontro Anual chega ao final com reflexões sobre o sistema de justiça e anúncio para a Advocacia

A 15ª edição do Encontro Anual AASP, em Campos do Jordão chega ao seu final! Ao longo de três dias, cerca de 600 pessoas presenciaram intensos e diversificados debates. Sob mediação da mestre e professora, Nara Ayres Brito, o painel ‘Diálogos com o Supremo Tribunal Federal’ encerrou a programação.

­

Ao lado do Ministro Francisco Rezek, o Ex-Presidente da Associação Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, e a Diretora Financeira Paula Lima Hyppolito, protagonizaram relevantes discussões sobre temas contemporâneos que provocaram reflexões e fomentaram ideias, de modo a contribuir para o fortalecimento das relações entre o Poder Judiciário e a Advocacia.

 

Em sua fala, Hyppolito criticou o excessivo número de decisões monocráticas proferidas pelo STF nos últimos anos. Segundo o Relatório de Gestão da Suprema Corte, apenas em 2023 cerca de 83% das ações foram decididas por um único ministro. “A decisão individual é extremamente prejudicial, pois sem a análise do colegiado, não há a imparcialidade, aumenta a concentração de poder, impossibilitando a divergência que poderia reverter uma sentença em benefício do jurisdicionado. Não há nada que se justifique”, afirmou.

Ex-Presidente da AASP, Mariz de Oliveira não poupou críticas ao que classifica como mudança substancial no Poder Judiciário. Para ele, a falta de comedimentos de muitos magistrados, durante declarações a imprensa, traz enormes prejuízos ao julgamento técnico e analítico. “Processo não é espetáculo, muito menos demonstração de oratória. Processo é coisa séria! O processo é a voz do povo”, frisou.

Para o Ministro Francisco Rezek, as novas gerações precisam se lembrar da essência Constituição Federal, as prerrogativas concedidas e também das responsabilidades inerentes. “Decisões monocráticas e vícios de comportamento não tem cabimento. É preciso ouvir e entender para quem a Justiça é feita, antes de qualquer interesse particular”, concluiu.

Vice-Presidente da Associação, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira agradeceu, durante discurso de fechamento, a presença de todas e todos, e anunciou em primeira mão a realização da 16ª edição do Encontro Anual AASP, em Campos do Jordão, nos dias 28,29 e 30 de agosto de 2025.­

A cobertura completa do 15º Encontro Anual AASP está disponível na página oficial evento encontroanual.aasp.org.br  e nas redes sociais da Associação.­

AASP: Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *