COBERTURA

Advocacia no TSE

Atuação nos tribunais superiores pauta debate do terceiro dia do 14º Encontro Anual AASP

O terceiro dia do 14º Encontro Anual AASP, que acontece neste sábado (26/08), teve início com o painel Advocacia no TSE e contou com a participação de Fernando Neisser, Floriano de Azevedo Marques Neto, Marcio Kayatt e a presidente de mesa Paula Lima Oliveira.

“Esse tema virou um protagonista no cenário nacional, talvez há 10 anos o Direito Eleitoral não era tão cobiçado e conhecido, mas hoje em dia, certamente, nos deparamos com ele cotidianamente nos jornais”, disse Paula Lima Hyppolito dos Santos Oliveira em sua fala de abertura.

Floriano de Azevedo Marques Neto abordou em sua fala os diversos aspectos da Justiça Eleitoral, especialmente do TSE, trazendo foco para três pontos: a ótica de um advogado que se torna juiz, as especificidades da Justiça Eleitoral no seu ponto vista de professor e os aspectos da atualidade que são importantes para o TSE. “A partir do momento em que a realidade dos últimos 15 anos mudou drasticamente trazendo para a Justiça Eleitoral desafios que não ocorreram na mesma velocidade e intensidade dos últimos 50 anos anteriores, a Justiça Eleitoral passou a ter, queiram ou não, um papel de interferente e de criador da jurisdição e das regras eleitorais”, explicou.

Fernando Neisser baseou sua fala na estrutura das normas, da instituição, do ambiente e do mercado da Justiça Eleitoral. “Confesso que quando foi apresentado o tema, fiquei um pouco receoso de como eu poderia contribuir com a discussão, e me pareceu mais razoável focar naquilo que há de peculiar na Justiça Eleitoral e no TSE, o que diferencia esses espaços da justiça comum e dos demais tribunais superiores e assim extrair quais podem ser as características que as advogadas e advogados podem buscar quando atuam nesses espaços”, ressaltou.

Marcio Kayatt apresentou uma análise sobre suas percepções no exercício do cargo de juiz eleitoral trazendo orientações sobre como as advogadas e advogados devem conduzir sua atuação com os magistrados. “Como juiz eleitoral eu tenho aprendido todos os dias questões que se aplicam não só a Justiça Eleitoral como a todo o judiciário, aprendendo também como uma advogada ou advogado deve se portar perante um magistrado, qual recado deve ser lavado”, esclareceu.

“Advocacia é uma profissão apaixonante. Saibam que cada vez mais temos que buscar a objetividade, a clareza e manter essa vontade de advogar”, concluiu. 1h02

O debate foi encerrado com os palestrantes respondendo aos questionamentos da plateia presente. A cobertura completa do 14º Encontro Anual AASP está disponível na landing page do evento e nas redes sociais da AASP.

AASP

Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, pesquisa por termos nos Diários Oficiais, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.

logo-80-anos-aasp-02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *