COBERTURA
Entretenimento e redes sociais: desafios jurídicos
Palestras abordaram o conceito de Creator’s Economy e o Direito e privacidade na era das plataformas.
O quinto painel do 15º Encontro Anual AASP discutiu os desafios jurídicos relacionados ao entretenimento e as redes sociais. José Maurício Fittipaldi e Solano de Camargo palestraram com a mediação de Helena Mechlin Wajsfeld Cicaroni.
Cicaroni deu início ao bate-papo enfatizando a relevância e abrangência das temáticas relacionadas ao Direito do Entretenimento. “Regulação, direitos autorais, privacidade, uso dos dados por autoridades e governos, responsabilidades das plataformas, criadores de conteúdo e proteção das crianças e adolescentes são alguns dos temas e desafios enfrentados atualmente e vamos falar sobre alguns deles hoje”, introduziu.
José Maurício Fittipaldi falou sobre os desafios jurídicos na Creator’s Economy. “Esse é um conceito que envolve criadores de conteúdo, audiências, plataformas digitais, marcas e agências, interconectados por meio de intercambio de conteúdo, dinheiro e bens de serviço. A partir do conceito Creator’s Economy são derivados o conceito de marketing de influência e a definição de influenciadores”, explica.
Solano de Camargo palestrou sobre Direito e privacidade na era das plataformas. “A proteção dos Direitos Autorais, modelos de negócios das plataformas de streaming, a moderação de conteúdo e a utilização de diversas ferramentas de Inteligência Artificial e todos os temas abordados hoje fazem parte do Direito 4.0. Convido a todos a vivenciá-lo na prática”, finaliza.
O evento segue acontecendo com diversos debates sobre temas essenciais para a atuação dos profissionais do Direito. A cobertura completa de cada painel pode ser acompanhada pelas Redes Sociais da AASP e na Landing Page oficial do evento: https://encontroanual.aasp.org.br/cobertura/
A AASP: Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.