COBERTURA

Inovação e regulação do mercado de seguros é destaque no
14º Encontro Anual AASP

Novidades tecnológicas não são apenas mais questão de sobrevivência, mas fator essencial para crescimento e desenvolvimento de áreas como o mercado de seguros. Este foi o consenso entre a advogada Angélica Carlini e o advogado Marcelo Mansur Haddad que abordaram, durante o 14º Encontro Anual AASP, o alcance e a aplicabilidade da inteligência artificial e das inovações regulatórias no campo securitário, sob mediação do ex-Presidente da AASP. Renato Cury.

“Presenciamos na manhã de hoje exposições brilhantes. Trouxemos diversas questões na perceptiva regulatória e tecnológica, o que mostra a vastidão do mercado securitário”, diz Cury.

Para ele, advogadas e advogados precisam atentar-se aos desafios, novidades e alterações gerados a partir da abertura do sistema de seguros e advogar de forma prática das necessidades de clientes.

Inovações regulatórias no campo do seguro

Presidente do Comitê de Regulação de Seguro e Previdência do Regulação em Números da FGV Direito, o advogado Marcelo Mansur Haddad, esmiuçou um panorama geral, em sua exposição, sobre aspectos relacionados a Letra de Risco de Seguro (LRS); as regras de segmentação do Environmental, Social and Governanc (ESG); o sandbox regulatório, que se refere a “um regime de teste controlado e seguro; seguro intermitente, o open Insurance; a flexibilização no clausulado, além do sistema de registro das operações, correlacionados com a temática de inovação.

“O mercado de seguros é aberto a todos que trabalham com Direito. Um mercado pujante sem números negativos, apenas crescentes. Uma área carente de profissionais qualificados”, afirmou Mansur.

Inovações regulatórias no campo do seguro

Recém-eleita Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Contratual – IBDCONT e integrante da Comissão de Juristas para atualizar Código Civil, Angélica Carlini compartilhou seus conhecimentos acerca da inteligência de artificial no mercado de seguros.

“Quanto falam de inteligência artificial, tenho a sensação de que falam como algo um tanto fantasmagórico. A maioria das discussões fala do riscos e perigos. Mas afirmo – não seremos destruídos por ela. Estamos sendo chamados a usá-la e a refletir sobre sua regulação.
Em sua fala, Carlini também cita o movimento na Europa para a criação da primeira regulação sobre tecnologia usada em tudo, desde chatbots como o ChatGPT da OpenAI até mesmo procedimentos cirúrgicos e detecção de fraudes em bancárias. Segundo ela uma aprovação em âmbito global também mudaria consideravelmente o caminhar de uma regulação brasileira.

A cobertura completa do 14º Encontro Anual AASP continua em nossas plataformas de comunicação. Acompanhe.

AASP

Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.

logo-80-anos-aasp-02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *